"Dava tudo para o ter de volta?"
01-JAN-2022

A Junta de Freguesia de S. João do Campo associa-se ao Observatório Nacional para a Defesa dos Animais em campanha de sensibilização cujo mote é "Dava tudo para o ter de volta?", consciencializando para a importância do microchip nos animais de estimação.
Esta campanha tem por objetivo proteger o bem-estar dos animais através da sensibilização dos seus proprietários para o cumprimento do dever de guarda e vigilância que a legislação lhes impõe e para a importância da colocação de microchip.
O executivo congratula o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais pela campanha promovida, reconhecendo a importância de cada cidadão no dever de proteger e contribuir para o bem-estar dos seus animais de estimação. Esta iniciativa materializa uma importante chamada de atenção no que respeita ao dever de guarda e vigilância que a legislação impõe, alertando para a importância da colocação de microchip nos animais de estimação que, em situação de perda, confere uma taxa de sucesso na sua devolução junto dos respetivos tutores.
São destinatários da campanha os detentores de animais de companhia que descuram as normas legais e/ou o dever de vigilância, i.e., todos aqueles que:
i. não tenham os animais microchipados;
ii. não colocam coleira de identificação nos animais;
iii.passeiam os animais sem trela;
iv.dão acesso ao exterior a gatos sem microchip ou identificados.
Com a presente campanha é nosso principal objectivo contribuir para:
i. a protecção do bem-estar dos animais face aos riscos que correm em caso de perda;
ii. evitar sobrelotação de CROS e abrigos privados permitindo a devolução de animais perdidos aos seus detentores;
iii.evitar ninhadas indesejáveis decorrentes de encontro de animais silvestres e animais com detentor por esterilizar, que acabam por determinar o abandono e/ou a formação de matilhas e de colónias.
iv. Prevenir ataques de canídeos, a pessoas, animais nomeadamente a gatos de colónias.