S. João do Campo apoia a vacinação aos grupos populacionais de maior risco
01-JAN-2022

O Executivo da Junta de Freguesia disponibiliza auxílio à comunidade na identificação e verificação dos cidadãos que integram as listas da primeira fase de vacinação contra a COVID 19.
O apoio à consulta das listagem existentes e até mesmo, a interação com o simulador online, permitindo aos cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos, saberem se estão incluídos nas listas da primeira fase da vacinação, são alguns dos apoios prestados pela freguesia de S. João do Campo.
Assegurar que os cidadãos, pertencentes aos grupos prioritários, usufruam do direito à vacinação é um dos objetivos do executivo da freguesia”, afirmou o executivo.
No auxilio prestado pelo executivo, evitando deslocações ao posto de atendimento, os cidadãos devem privilegiar os contatos alternativos, via telefone 239 964 300 (balcão atendimento) e o endereço de e-mail jfsaojoaodocampo@sapo.pt, fazendo-se acompanhar pelo número do SNS, a data de nascimento e o nome completo para perceber se estão ou não incluídos na primeira fase de vacinação.
Importa ainda frisar o importante papel dos familiares, amigos e/ou vizinhos no auxilio dos cidadãos que, cumpram os requisitos e, por motivos diversos, não consigam interagir com o portal do SNS a fim de realizar a consulta das listagens.
O executivo destaca a articulação em rede de todas as entidades envolvidas, fundamental para a identificação de utentes com condições específicas como isolamento social, dificuldades de transporte, situação de dependência ou dificuldades de mobilização, não inscrição no SNS ou inexistência de telemóvel ou dificuldades de utilização do mesmo.
Recorde-se que os dois novos grupos prioritários que começaram a ser vacinados, no dia 19 de fevereiro, são os idosos a partir dos 80 anos, mesmo que sejam saudáveis, e os doentes de maior risco associado a covid-19 a partir dos 50 anos.
Neste último grupo, os quatro grandes grupos de patologias incluídos são insuficiência cardíaca, insuficiência renal mais grave, doença coronária e doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório ou oxigenoterapia de longa duração.
O executivo já teve a oportunidade de prestar este auxilio e acompanhamento em várias vertentes tendo, até ao momento, verificado o decurso da vacinação com normalidade, sendo notória, por parte da população, a satisfação quanto à organização e procedimentos adotados na vacinação em curso na região centro.
O Centro Social Paroquial é também parceiro neste apoio à nossa população e, mais uma vez, a cuidar dos idosos da Freguesia de São João do Campo.