Vila e sede de freguesia do concelho de Coimbra, S. João do Campo possui muitos terrenos agrícolas, pelo que desde tempos bem recuados ali se realizam anualmente festas de cariz religiosas e também festas de cariz cultural.
PATRIMÓNIO EDIFICADO
Igreja Paroquial de São João do Campo
A Igreja Matriz ou paroquial de S. João do Campo localiza-se no centro da povoação, junto à principal artéria do lugar, destacando-se pela sua imponência.
Na génese do templo esteve uma pequena capela particular, pertença do Sr. José de Moura Gusmão e sua esposa D. Maria do Carmo de Moura Forjaz, de Sandelgas, da qual se preserva uma lápide na capela do corpo, junto ao altar colateral direito.
Igreja da Imaculada Conceição - na Cioga do Campo que data de 1734, sendo a Igreja Matriz da paróquia, e a actual Igreja Matriz edificada no ano de 1883, sob uma capela do séc. XVII com retábulos e altares em talha dourada, de colunas e arcos retorcidos, em ramadas de pâmpanos que vieram do Mosteiro de Sandelgas de Nossa Senhora de Campos.
Nos finais do séc. XIX, S. João do Campo registou um crescimento urbano digno de referência, de que são testemunhas edificações antigas de inegável interesse como a Casa Seiça, Casa das Rosas, Casa de Jaime Cortesão, Casa do Sr. Serafim e algumas casas de outras famílias abastadas e ainda o cruzeiro, e o passeio do Largo da Cruz, a Fonte Larga, a ponte de pedra situada na entrada principal. Outro local de interesse é a Mata de Geria, hoje em condições de receber a comunidade, para momentos de lazer.