Junta de Freguesia de São João do Campo Junta de Freguesia de São João do Campo

Associativismo

Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo
O Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo foi fundado a 3 de Dezembro de 1982 e fez a sua apresentação pública pelos festevos de S. João em Junho de 1983. 
Desde a sua fundação, tem organizado anualmente o seu encontro de danças e cantares com outros grupos nacionais e estrangeiros, para divulgar as suas tradições. 
As danças e cantares são recolhas que continuamente vimos efectuando, danças essas como o Vira Antigo, Amendoeira Doce e muitas outras que outrora se dançavam e cantavam nas eiras nos intervalos dos trabalhos do campo ou em dias de festa. 
O traje único é o de domingueiro que as pessoas usavam ao fim de semana geralmente aos domingos nos festejos da terra e em terras vizinhas. 
A tocata é composta por intrumentos de corda, viola cavaquinho e banjo e acordeão (na impossibilidade do harmónico ou da concertina) o bombo, os ferrinhos e o recorreco. 
É através disto que o Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo tem procurado assim reviver e divulgar os usos e costumes, as danças e cantares do povo da região a que pertence "o Baixo Mondego" 
 

Sanjoanense Atlético Clube
O Sanjoanense Atlético Clube colectividade fundada oficialmente em 01 de Janeiro de 1972 tem tido uma actividade regular, pois volvidos todos estes anos tem participado sem interrupções nos campeonatos levados a efeito pela Associação de Futebol de Coimbra, com a particularidade de nos últimos anos se ter dedicado muito mais às camadas jovens.
 

Grupo de Escoteiros
 O Escotismo é o maior movimento juvenil mundial e também a maior organização global de educação não-formal que assenta num método único, baseado num sistema de valores, de aprendizagem pelos pares e do que gostamos de chamar de “aprender fazendo”, em que os jovens são dotados de um conjunto de ferramentas e são-lhes dadas oportunidades ímpares no que toca a experiências, métodos de trabalho e contacto com a natureza. Desta forma, é através de uma programação anual, o escotismo consegue que os jovens passem a desempenhar um papel cada vez mais construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante, e no respeito para com o meio ambiente, a diferença e multiculturalidade.

O Escotismo é uma Escola de Vida e não uma mera atividade de tempos livres. É um movimento educativo para os jovens, de livre adesão, de caráter não partidário, aberto a todos sem distinção de origem, raça, credo, conforme a finalidade. 

A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) da qual o Grupo de Escoteiros de S. João do Campo faz parte, é a mais antiga Associação Escotista Portuguesa. Foi fundada a 6 de setembro de 1913. Os Escoteiros de Portugal, existem para educar, transmitindo valores, valores esses que são os pilares da construção do modelo escotista e estão presentes no Programa Educativo oferecido aos jovens. 

O Grupo de Escoteiros de São João do Campo (258) nasceu precisamente em setembro do ano de 2015 enquanto Grupo em Formação. Após a avaliação positiva obtida pela Associação o Grupo teve a sua cerimónia de oficialização no dia 11 de junho de 2016. Encontram-se sediados no Polidesportivo de São João do Campo ao lado da escola primária. Desde o início enquanto Grupo baseiam a sua ação nos Ideais Escotistas definidos por Baden-Powell (o fundador do Escotismo) e vivem segundo a Lei do Escoteiro e o seu Compromisso de Honra.

Praticam um escotismo dinâmico, em que o grande objetivo é transmitir aos jovens os valores em que assenta o Movimento Escotista, e dotá-los de um conjunto de ferramentas que lhes permita crescer da forma mais saudável e equilibrada possível, ao mesmo tempo que desenvolvem em pleno todas as suas capacidades.

São um Grupo, até ao momento, composto por 50 elementos entre crianças, jovens e adultos. Realizam atividades semanais todos os sábados das 15h00 às 17h00 e vários acampamentos ao longo do ano. Durante todos estes períodos, e de uma forma prática e divertida, é promovido o crescimento individual de cada jovem a nível físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e de caráter, ensinando-os a trabalhar em grupo, a viver em sociedade, a serem cidadãos mais ativos ao mesmo tempo que é trabalhada a autonomia individual e a capacidade para o desenrasque e improviso: sempre adaptado a cada idade específica.

                                        

Dada toda a vivência e trabalho posto em prática, os escoteiros aumentam significativamente o seu círculo de amigos, ganham responsabilidade e aprendem a definir e seguir objetivos, passam a ser mais desenrascados e ganham muitos conhecimentos úteis para o dia-a-dia, aprendem a trabalhar em equipa e a liderar, tornam-se mais ativos na sociedade, mais dinâmicos, empreendedores, práticos e imaginativos.

O lenço possui três cores cujos significados são os seguintes: o preto diz respeito a Coimbra mais propriamente de ser a cor dos estudantes e o azul e prata por serem as cores predominantes no brasão da freguesia.



Centro Social Paroquial

Foi inaugurado a 26 de janeiro de 2005, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com a finalidade de apoiar a população idosa, crianças e jovens em risco, bem como as suas famílias.

Com o objetivo de prestar um serviço de referência dirigido à população da nossa freguesia e das freguesias envolventes, promovendo a integridade social através da educação, do desenvolvimento contínuo e melhoria da qualidade de vida das crianças, pessoas idosas e família em geral.

Encontram-se localizados no Largo do Freixo, n.º 10 - 3025-438, S. João do Campo.

O Centro de Dia é uma resposta social, que visa a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

O Centro de Atividades de Tempos Livres é uma resposta social que se destina a acolher crianças a partir dos 6 anos, para que sejam desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, atelier de expressões, jogos, apoio à realização dos trabalhos de casa bem como visitas e passeios ao exterior.

O Serviço de Apoio Domiciliário consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no próprio domicílio, sempre que idosos, adultos ou famílias, por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ ou da vida diária.

O Centro Social Paroquial de São João do Campo pretende continuar a ser uma instituição de referência na ação social na freguesia, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.



Grupo de Motards – Milhafres do Campone

  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de São João do Campo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia